segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Notas finais | Dia VIII | 5 Ago

Oitavo dia - Domingo - 5 de Agosto
Acordarmos e o dia saudou-nos radiante e quente. A piscina estava majestosa. Ainda pensei que todos lá iríamos parar. Mas não. Não houve tempo. Era preciso arrumar os sacos, esticar as cordas, dar brilho ao acampamento. E preparar a Eucaristia da tarde. Chegara a hora fatídica das despedidas e lamentações: afinal, porque trouxemos tanta roupa e tantos acessórios? Ou terão os sacos encolhido e agora não comportam tudo? A resposta não é fácil. O certo é que estando o Acampamento num brinquinho, a refeição tomada e a louça lavada, chegaram os pais. Com os pais por perto tudo fica mais sossegado: os rebeldes são afinal mansos cordeiros; os afoitos são bébés de colo; aos contestários falta-lhes carinho e beijinhos das mamás.
Mal os pais chegaram estamos prestes a iniciar uma linda procissão em direcção ao Santuário, subindo o monte pela penúltima vez. São três horas da tarde. Terminará pelas seis. São tudo exageros causados pela inexperiência do sacerdote celebrante. A missa termina no Acampamento com a bênção aos habitantes de cada Aldeia. Segue-se um refresco, e ala que se faz tarde. Aliás, amanhã muitos trabalham! Por fim, falta ainda esfolar o rabo da coisa. É sempre o mais difícil. Ficamos seis a limpar e a atar as úlimas pontas. Quando tudo foi passado a pente fino já era noite. E ainda havia que meter pés ao caminho e tragar muitos quilómetros. A última foto é exactamente aquela, onde, já noite, estamos os seis sorridentes e tristes. A coisa, o Acampáki, terminara. Infelizmente terminara. Não sei se alguns de nós os seis chorou. Mas que horas antes muitos choraram foi verdade. Alguns moveram influências e usaram estratégias para ficarmos mais sete dias. Mas não dava. Afinal, foi em sete dias que Deus criou o mundo. E em sete dias muitos ali renasceram de novo, como novas criaturas. Para já não precisam de mais tempo, mas que o tempo os ajude a levedar na família. Para o ano logo se vê.
A minha peregrinação Finalmente, só. A noite caiu e fiquei só. Bebi um copo de sumo e comi um papo seco. A lua e as estrelas reclamaram por mim: fui ver. Iluminaram-me o caminho e fui regar a relva e as fruteiras. Afinal de contas, a primeira aconchegara os nossos corpos indolentes e cansados, e as segundas preservaram as nossas tendas do calor, do frio e da crueza da chuva. Fui agradecer-lhes. Depois subi ao monte sózinho: quantas vezes por ali passara? Fui à Sala de Aulas e ao Santuário. Ali rezei, acolá aprendi. Neste rezamos juntos, naquele aprendemos juntos. Obrigado, Senhor. Quando regressava a casa dei-me conta das festas que havia em volta. Os grilos e os ralos, estou certos que ambos, davam um concerto ao desafio. Lá mais ao fundo — seria em Geraz do Lima? — o cantor Apitava o Combóio. E o povo apoiava. Ali ao lado, numa quinta de festas, outro cantor firmava que Até o Padre Ajudou. Seja. Fiquei por ali, dando voltas à piscina. Dando voltas à piscina. Mais voltas. Despedi-me do Acampáki no dia seguinte. Era Segunda-feira. A Luisa Cambão e a Fátima tinham chegado a horas como combinado. Agradecido, despedi-me delas. Era justo: não houve refeição com que não se tivessem preocupado. Não houve jovem acampáki que não dissesse que a comida fora Cinco Estrelas. Fico contente por ter podido agradecer também isso ao Senhor. Deus lhes pague a simplicidade e afeição carmelitanas com que nos trataram. Vim para casa. Pelo caminho ordenaram-me que escrevesse a crónica. Escrevi, mas como sou um cronista estrábico ela saiu enviezada. Mas o natural e o de sempre é que puxemos a brasa à sardinha. E naturalmente eu puxei-a ao Acampáki que vi(vi). Sejam-me perdoados os exageros e excessos, ou se ocultei erros e defeitos. Se estiquei em demasia ou não busquei a medida certa. É tudo por causa do querer bem e de ter sentido que assim fui querido. Não há nada que o Amor não perdoe. Deus seja sempre louvado.